Laudo e diagnóstico: o que cada palavra significa?
Olá queridos radiológicos odontológicos! Hoje quero falar com vocês sobre um assunto de extrema importância! Às vezes vocês podem achar que sabem qual é a diferença entre os termos acima, mas o que vejo, como educadora, é que a grande maioria das pessoas ainda confundem.
Vocês sabem qual a diferença entre Laudo e Diagnóstico? Vamos lá que vou esclarecer para vocês nunca mais confundirem e entenderem com o que, de fato, cada palavrinha está relacionada.
Laudo e diagnóstico são palavras que a área da saúde, incluindo a odontologia, utiliza para descrever aspectos relacionados à avaliação e identificação de alterações e patologias. Sendo assim, por mais que estejam estritamente relacionadas, possuem significados diferentes.
O diagnóstico se refere a determinação propriamente dita de uma condição que afeta o indivíduo. Para chegar ao diagnóstico, o profissional necessita realizar a avaliação dos sinais e sintomas clínicos, além dos radiográficos e laboratoriais (histopatológicos, anatomopatológicos), juntamente com a história clínica prévia do paciente e exame clínico.
Além disso, um fator que conta muito nessa etapa é a experiência do profissional. O diagnóstico, portanto, se baseia na análise dos dados disponíveis e na comparação com padrões de normalidade e critérios estabelecidos para aquela condição avaliada.
Já o laudo pode ser entendido como um documento, no qual estão descritos todos os achados resultantes da análise detalhada já previamente realizada. Isso inclui os resultados da avaliação dos exames realizados pelo paciente (avaliação clínica, exames por imagem e laboratoriais).
Um laudo é elaborado por um especialista na área, geralmente um Radiologista ou Patologista, pois é preciso ter experiência na interpretação dos exames. O objetivo principal do Laudo é proporcionar uma avaliação precisa e detalhada dos achados e direcionar para um diagnóstico assertivo incluindo, quando necessárias, recomendações adicionais de exames.
Em resumo, o diagnóstico constitui o processo de identificação de uma anormalidade, variação de normalidade ou patologia. Ele necessita, para sua elaboração, que a etapa de percepção e cognição seja realizada pelo profissional responsável com total competência e responsabilidade.
Já o laudo é um documento por escrito no qual estão registrados todos os resultados da avaliação e interpretação previamente realizadas. Um laudo bem elaborado é fator decisivo para o diagnóstico assertivo a determinação do plano de tratamento do paciente.
Importante deixar claro que ambos são extremamente importantes e são partes um do outro no processo da atenção à saúde. Isso porque, eles direcionam os profissionais no tratamento e condução do caso do seu paciente.
Fique ligado radiológico odontológico, seja um profissional consciente de suas responsabilidades, vamos juntos!
Referências bibliográficas:
White & Pharoah. Radiologia Oral. Princípios e Interpretação. 7ª ed.
Watanabe & Arita. Imaginologia e Radiologia Odontológica. ELSEVIER. 2ª ed
Watanabe & Arita. Radiologia Oral. Texto e Atlas. MANOLE. 1ª ed. 2021.