O que é PACS e por que você precisa dele em seu centro de imagens?

Graças aos avanços tecnológicos, vários ramos da medicina e da odontologia foram beneficiados. Particularmente, radiologistas e especialistas em imagem estão entre as principais especialidades que se beneficiaram do uso do PACS.

Hoje esse sistema de última geração permite que os profissionais compartilhem informações de forma rápida e segura e até reduzam os custos trabalhistas.

Neste artigo, explicaremos o que é o PACS e quais os benefícios que ele traz para os centros de imagem contemporâneos.

O que é PACS?

PACS é um sistema de imagem digital que permite que as informações sejam armazenadas e transferidas de forma organizada, eliminando a necessidade de utilizar métodos tradicionais de revelação ou impressão de imagens.

Seu nome é uma sigla que significa Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens em português. Este sistema permite que a clínica armazene em servidores todas as imagens de pacientes adquiridas digitalmente.

A tecnologia PACS foi desenvolvida para processar imagens 2D e 3D, que podem ser avaliadas diretamente da tela do computador ou dispositivo móvel pelos profissionais responsáveis e pelo próprio paciente. Essa ferramenta facilita a comunicação entre a equipe de trabalho e o paciente, auxiliando também na obtenção de diagnósticos e resultados mais precisos.

Como funciona o PACS?

Após o radiologista obter a imagem do paciente, a informação é transmitida digitalmente para o computador do sistema PACS por meio de um software específico, onde essas informações são armazenadas de forma organizada no prontuário do paciente para análise e avaliação.

As informações permanecem armazenadas com segurança e podem ser revisadas por qualquer pessoa com acesso autorizado ao sistema.

Por outro lado, as informações e imagens do PACS são cadastradas nos servidores locais da clínica. No entanto, o PACS também pode ser conectado à internet para armazenar as informações na nuvem. Dessa forma, qualquer profissional pode acessar instantaneamente os arquivos, de onde estiver. Essa é a tecnologia desenvolvida no PACS Online do Cfaz.net.

Elementos PACS

O sistema PACS é composto por 2 elementos fundamentais para o seu correto funcionamento:

  • Servidor principal: é o principal componente do PACS. Ele contém a estrutura do banco de dados e permite importar e exportar imagens. Também integra sistemas RIS e DICOM ou HL7 para poder processar, arquivar e organizar todas as imagens e informações.
  • Banco de dados: É o local onde ficam armazenadas as imagens e informações importantes dos casos, como estudos e análises.

Concluindo, o PACS é uma ferramenta ideal para facilitar e modernizar o trabalho das clínicas. Ele ajuda a organizar todos os tipos de imagens, como radiografias e tomografias, em ordem sequencial por paciente e permite que os médicos as avaliem facilmente a partir de um computador.

Além disso, permite adquirir essas informações remotamente nos casos em que seja necessário avaliar com outros profissionais, tornando o PACS uma forma de garantir uma melhor qualidade de serviço.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.