Sistemas Digitais na Radiologia Odontológica

Olá queridos radiológicos odontológicos! Primeiramente, quero desejar um ano de 2024 recheado de saúde a todos. Que neste novo ano vocês possam colocar em prática novos projetos e caminhar em busca de suas realizações.

E por falar em realizações, o tema deste artigo é tão importante pois sem essas realizações na área da Odontologia e Radiologia Odontológica, às quais podemos chamar de transformações digitais, que aconteceram e estão permeando cada vez mais a área da Saúde, não teríamos hoje soluções em procedimentos e diagnósticos cada vez mais eficazes para os nossos pacientes. 

Sendo assim, podemos entender que os sistemas digitais estão transformando a odontologia, melhorando a precisão diagnóstica, a eficiência clínica e a experiência do paciente, ao mesmo tempo em que impulsionam a inovação e o avanço científico na área.

Portanto, os sistemas digitais têm tido um impacto significativo na odontologia, trazendo uma série de benefícios e avanços para a prática odontológica.

Na Radiologia Odontológica, essa revolução tecnológica já está oferecendo uma série de benefícios em comparação com as técnicas convencionais de radiografia.

Desse modo, confira algumas maneiras pelas quais os sistemas digitais estão impactando a Radiologia Odontológica. Continue a leitura.

1.    Qualidade de imagem aprimorada

Os sistemas digitais oferecem imagens de alta resolução, permitindo uma visualização mais nítida das estruturas dentárias e dos tecidos circundantes. Sendo assim, isso ajuda os nossos colegas cirurgiões-dentistas a diagnosticar com mais precisão problemas dentários e periodontais.

2.    Redução da exposição à radiação

Os sistemas digitais requerem menos radiação quando comparados às radiografias convencionais, o que é uma preocupação importante para a saúde dos pacientes e dos profissionais.

Portanto, isso torna a radiologia digital uma opção mais segura e é especialmente importante em procedimentos que exigem múltiplas radiografias ao longo do tempo.

3.    Armazenamento e recuperação de imagens

As imagens digitais podem ser armazenadas de forma fácil e segura em sistemas de gerenciamento de imagens.

Desse modo, permitem um acesso rápido quando necessário. Isso facilita o acompanhamento do histórico radiográfico do paciente ao longo do tempo.

4.    Aumento da eficiência e produtividade

Os sistemas digitais permitem o armazenamento e o acesso rápido às informações do paciente, incluindo imagens radiográficas e registros clínicos.

Dessa forma, isso influencia na redução do tempo gasto em tarefas administrativas.

Sendo assim, ele permite que os profissionais de odontologia se concentrem mais no atendimento ao paciente.

5.    Integração com tecnologias avançadas

Os sistemas digitais podem ser integrados a outras tecnologias avançadas, como CAD/CAM (Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing) para restaurações dentárias, impressão 3D para próteses e guias cirúrgicos, e sistemas de imagem 3D para planejamento de implantes. 

Dessa forma, as imagens digitais podem ser facilmente compartilhadas com outros profissionais de saúde, permitindo uma colaboração mais eficiente entre diferentes especialidades.

6.    Melhoria no conforto e experiência do paciente

As radiografias digitais muitas vezes são mais rápidas de serem obtidas do que as radiografias convencionais. Desse modo, isso pode reduzir o tempo que os pacientes precisam passar na cadeira do dentista.

Além disso, não há necessidade de filmes e processamento químico, tornando o procedimento mais confortável para o paciente.

7.    Meio ambiente

A radiologia digital elimina a necessidade de produtos químicos utilizados no processamento de filmes radiográficos. Sendo assim, ela se torna uma opção mais ecológica e sustentável.

Em resumo, Radiológicos Odontológicos, os sistemas digitais estão transformando a Radiologia Odontológica e a Odontologia como um todo, proporcionando imagens de alta qualidade, segurança aprimorada, eficiência operacional e maior conforto para os pacientes. 

Por isso, atualmente conseguimos oferecer aos nossos pacientes tratamentos cada vez mais eficientes, com prevenção e redução das intercorrências com maior grau de satisfação.

Estes artigos abaixo fornecem uma visão abrangente do papel dos sistemas digitais na Odontologia e Radiologia Odontológica.

Dessa forma, eles abordam tanto os aspectos técnicos, quanto às implicações clínicas e educacionais. Se liga Radiológico Odontológico:

1.    “Digital radiography in dentistry: A review” (Radiography. 2010)

Este artigo revisa o uso da radiografia digital na odontologia, discutindo suas vantagens sobre a radiografia convencional, aplicações clínicas e considerações técnicas.

2.    “Advances in digital imaging in dentistry: What is new in diagnosis and treatment planning?” (Journal of the American Dental Association. 2010)

Esta revisão destaca os avanços recentes em imagens digitais na odontologia, incluindo radiografia digital, tomografia computadorizada e imagens 3D.

Além disso, aborda como essas tecnologias estão impactando o diagnóstico e o planejamento do tratamento.

3.    “Digital dentistry: The new state of the art – Is it disruptive or sustaining technology?” (Journal of Prosthetic Dentistry. 2017)

Este artigo examina o estado atual da odontologia digital, incluindo sistemas digitais para radiologia, CAD/CAM, impressão 3D e sua influência na prática odontológica e na educação.

4.    “Digital radiography: An overview” (Journal of Medical Physics. 2010)

Uma visão geral da radiografia digital em odontologia, abordando suas aplicações clínicas, princípios físicos, tipos de sensores e considerações de qualidade de imagem.

5.    “Cone beam computed tomography in dentistry: What dental educators and learners should know” (Journal of Dental Education. 2013).

Este artigo discute o uso de tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) na odontologia, incluindo princípios de imagem, aplicações clínicas e considerações éticas e de segurança.

Portanto, fique ligado, Radiológico Odontológico, seja um profissional consciente de suas responsabilidades, vamos juntos!

Referências bibliográficas:

White & Pharoah. Radiologia Oral. Princípios e Interpretação. 7ª ed.

Watanabe & Arita. Imaginologia e Radiologia Odontológica. ELSEVIER. 2ª ed

Watanabe & Arita. Radiologia Oral. Texto e Atlas. MANOLE. 1ª ed. 2021.

Digital radiography in dentistry: A review. (Radiography. 2010).

Advances in digital imaging in dentistry: What is new in diagnosis and treatment planning?” (Journal of the American Dental Association. 2010).

Digital dentistry: The new state of the art – Is it disruptive or sustaining technology?” (Journal of Prosthetic Dentistry. 2017).

Digital radiography: An overview” (Journal of Medical Physics. 2010).

Cone beam computed tomography in dentistry: What dental educators and learners should know” (Journal of Dental Education. 2013).

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.