Todos reconhecemos a importância de administrar bem o nosso tempo, mas são poucas as pessoas que fazem isso com eficiência. Menos ainda são aquelas que se comprometem a reservar um momento para tomar alguns cuidados simples, mas que exercem forte influência na produtividade do seu dia – como dormir e alimentar-se bem, organizar o ambiente de trabalho, exercitar-se e até mesmo distrair-se.
Confira mais algumas dicas para ajudar a administrar melhor seu tempo e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida e de trabalho.
Comece planejando o que fazer durante o dia. É interessante decidir com antecedência o que será feito para evitar desviar o foco para atividades menos importantes. Planeje pelo menos 70% do seu dia e reserve os outros 30% para imprevistos, como um laudo que exigiu mais tempo que o necessário ou um telefonema importante.
Listas tornam mais fácil a visualização das tarefas e servem como lembretes. Quando criar sua lista, divida cada atividade em atividades menores e foque em uma de cada vez. Algumas pessoas preferem fazer anotações em um papel, mas para os que preferem usar o computador ou celular, os aplicativos Any.do e Trello podem ser úteis. Ambos possuem versões gratuitas e são fáceis de usar.
Após decidir o que será feito, defina a importância de cada atividade. Um método simples e comprovado de fazer isso é utilizando a classificação ABC. Marque as atividades como:
Com o tempo, essa prática se tornará um novo hábito e você passará a definir suas prioridades sem esforço. Um novo hábito leva, em média, 2 meses para ser adotado, segundo Jeremy Dean, autor do livro Making Habits, Breaking Habits (Criando e quebrando hábitos, em tradução livre), podendo variar consideravelmente de indivíduo para indivíduo e de acordo com o tipo de atividade. Portanto, dedique-se e se esforce em criar ou quebrar um hábito de cada vez.
Siga algumas dessas dicas de concentração:
Alguns de nós perdemos cerca de duas a três horas por dia em distrações. É comum nos distrairmos e esquecermos – e até mesmo adiarmos – o que estávamos fazendo quando somos interrompidos por uma notificação no celular ou quando não resistimos a conferir os emails e as redes sociais.
Uma pesquisa realizada pelo neurocientista Adam Aron, da Universidade da Califórnia, descobriu que nossa mente é “esvaziada” dos pensamentos recentes quando somos distraídos por um barulho ou uma situação inesperada. Quanto maior a distração, maior a dificuldade dos participantes de lembrar do que estavam pensando.
As soluções abaixo podem ajudar você a eliminar distrações de forma interessante e eficiente.
Estudos indicam que não há diferença considerável no tempo de realização de exames manuais e digitais, mas as vantagens do meio digital são maiores em outros aspectos: na segurança dos arquivos, qualidade e precisão dos resultados, além de facilitar correções em caso de erros. Outros benefícios são:
Comece a aplicar essas dicas no seu dia a dia e, certamente, você notará uma grande melhoria nos seus resultados, assim como um maior rendimento do seu tempo.
E agora, está pronto(a) para aumentar ainda mais os seus resultados? Deixe seu comentário e compartilhe este texto!