desenho de um processo radiológico em uma clínica.

Como PACS, DICOM e RIS otimizam a Gestão na Radiologia?

Os sistemas PACS, DICOM e RIS otimizam a gestão na radiologia, melhorando processos e garantindo qualidade no atendimento.

Os avanços tecnológicos na área entregam ferramentas que aperfeiçoam a gestão de processos e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. 

Entre essas ferramentas, destacam-se o PACS e o DICOM, que trabalham juntos para melhorar a interoperabilidade e a padronização de imagens médicas. O RIS, por sua vez, automatiza e otimiza todos os processos, aumentando a eficiência operacional na gestão.

Leia o artigo e entenda como essas soluções podem trazer mais eficiência ao seu Centro de Saúde.

PACS (Picture Archiving and Communication System)

O PACS é um sistema de armazenamento digital e comunicação de imagens que facilita o gerenciamento das imagens médicas. 

Transformando a forma como as imagens são armazenadas, gerenciadas e compartilhadas, o PACS permite que elas sejam armazenadas digitalmente no formato DICOM.

Isso agiliza o acesso seguro e o armazenamento das imagens, além de eliminar a necessidade de filmes radiológicos físicos.

Dessa forma, o sistema possibilita que os profissionais acessem e compartilhem imagens de qualquer lugar, facilitando as avaliações.

Imagem do texto PACS DICOM e RIS.

DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine)

DICOM é um protocolo padrão para a comunicação e gerenciamento de imagens médicas. 

Sendo assim, ele facilita a interpretação das informações e o compartilhamento de imagens e dados médicos entre diferentes dispositivos e sistemas, garantindo a interoperabilidade e a integridade dos dados. 

Além disso, o DICOM é essencial para a funcionalidade do PACS porque ele proporciona um formato e protocolo universal. Esse formato simplifica  o armazenamento, a transmissão,  a visualização e a análise de imagens médicas. 

Portanto, o resultado é a integração entre os equipamentos de imagem, em que sistemas e equipamentos trabalham juntos de maneira integrada e segura. Isso facilita o compartilhamento entre diferentes setores e instituições. 

Dica Cfaz

Para realizar a integração do Cfaz.net com alguns aparelhos de raio-X, é essencial que a função DICOM esteja liberada. Solicite essa liberação já no momento da compra do seu aparelho.

Com o DICOM habilitado nos aparelhos de raio-X, é possível armazenar e distribuir imagens e dados de acordo com esse padrão. Dessa forma, garantindo uma boa comunicação e a integração com um software de gestão.

Isso permite o acesso rápido e preciso aos resultados dos exames, além do armazenamento centralizado das informações e da compatibilidade com sistemas de saúde, como o PACS Online do Cfaz.net. Portanto, a função DICOM é fundamental para uma integração eficiente e eficaz dos aparelhos de raio-X com o Cfaz.net.

 RIS (Radiology Information System) 

Imagem do texto PACS DICOM e RIS.

O RIS é um sistema radiológico que realiza a gestão dos processos de Centros de Diagnóstico de Imagem, desde o agendamento, elaboração e entrega do laudo até a gestão financeira.

Além disso, com o RIS você tem acesso ao histórico completo do paciente, permitindo um acompanhamento contínuo e integrado.

Desse modo, na parte de Gestão de Agendamentos, ele agiliza o processo de marcação de exames, reduzindo o absenteísmo nas consultas.

Nos processos relacionados à Gestão Financeira, é possível realizar o controle de faturamento, convênios e glosas.

Assim, o RIS automatiza e otimiza esses processos, reduzindo erros, aumentando a eficiência operacional e entregando melhores serviços aos pacientes.

Integração PACS, DICOM e RIS 100% Online do Cfaz.net: Amplie seus resultados!

Imagem do texto PACS DICOM e RIS.

A integração entre PACS, DICOM e RIS garante agilidade nos processos radiológicos.

Sendo assim, utilizando a infraestrutura robusta da Google Cloud Platform, o Cfaz.net oferece armazenamento seguro e ilimitado para imagens e exames.

O PACS Online do Cfaz.net proporciona funcionalidades que podem auxiliar o seu Centro de Diagnóstico por Imagem, como a integração com nosso RIS Online.

Desse modo, essa integração possibilita realizar a gestão de todos os processos de maneira otimizada, incluindo: agendamentos, PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), Gestão Financeira e Controle de Convênios e Glosas.

Além disso, a Cfaz oferece integração com qualquer equipamento de imagem que utilize o protocolo DICOM (PACS/Worklist).

O RIS gerencia os agendamentos e a parte de gestão de exames, enquanto o PACS armazena e disponibiliza as imagens, sincronizando automaticamente os dados do paciente. Sendo assim, entenda mais sobre as vantagens dessa integração acompanhando os tópicos.

Eficácia na Gestão e Entrega Imediata de Resultados

A integração permite que exames e laudos sejam acessados e compartilhados de forma instantânea e segura. Sendo assim, ela melhora a colaboração entre diferentes setores e profissionais de saúde.

Redução de custos e aumento da produtividade

A digitalização e o armazenamento em nuvem eliminam a necessidade de filmes radiológicos e espaço físico para arquivamento. Isso resulta em uma redução de custos.

Dessa forma, com o acesso rápido a informações, os profissionais podem se concentrar mais no atendimento ao paciente e na análise de resultados.

Eficácia Operacional

Com a integração, todos os processos são automatizados e centralizados, incluindo imagens, laudos e dados administrativos, aumentando a eficiência operacional.

Melhora na Qualidade do Atendimento

Acesso rápido e fácil a informações sobre o paciente permite diagnósticos mais precisos e um atendimento ágil.

Segurança e Confiabilidade

Os protocolos DICOM e as funcionalidades do PACS garantem que as imagens médicas sejam armazenadas e transmitidas com máxima segurança.

Sendo assim, o armazenamento na nuvem, a criptografia, o controle de acesso e a conformidade com certificações como a LGPD e a ANVISA, garantem a proteção dos dados.

Flexibilidade e Acessibilidade

Acesso remoto a imagens e relatórios permite que os médicos visualizem e analisem os dados de qualquer lugar.

Interoperabilidade e Padronização

A utilização do protocolo DICOM garante que as imagens e os dados médicos sejam compatíveis e possam ser trocados entre diferentes sistemas e equipamentos de imagem, em alta resolução. Isso evita erros de interpretação.

Diminuição de Redundância

A integração elimina a necessidade de entrada de dados duplicada, economizando tempo e reduzindo a chance de erros.

Conclusão

A integração entre DICOM, PACS e RIS do Cfaz.net oferece uma solução completa para a gestão de imagens médicas e dados de pacientes. 

Essas tecnologias não apenas melhoram a eficiência e reduzem os custos, mas também proporcionam um fluxo de trabalho radiológico mais produtivo. 

A integração entre elas, especialmente em sistemas em nuvem como o Cfaz.net, proporciona uma gestão mais eficiente. Além de trazer segurança e uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados aos pacientes. 

Desse modo, essa conexão melhora a interoperabilidade, centraliza as informações e otimiza a eficiência operacional, além de garantir a segurança dos dados e facilitar a comunicação e colaboração na área. 

Para os clientes, isso equivale a processos mais rápidos, seguros e eficazes, resultando em melhores resultados clínicos.

Portanto, para saber mais sobre como essas soluções podem beneficiar o seu Centro de Saúde, entre em contato com um consultor e conheça nossas soluções PACS e RIS 100% Online!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.